Que Deus te abençoe!

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Evangelho (Mt 8,28-34)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”.
30Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.
32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
REFLEXÃO
Só Jesus pode nos purificar da sujeira deste mundo. O lugar do homem é próximo d’Aquele que o criou para estar sempre livre do poder e da ação do maligno e da sujeira do mundo.
“Jesus disse: ‘Ide’. Os demônios saíram, e foram para os porcos” (Mateus 8, 32).
Quero chamar sua atenção para os três sujeitos do Evangelho de hoje. O primeiro deles: Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o enviado do Pai que está no meio de nós, agindo com Sua Palavra salvadora e libertadora para nos livrar da ação do mal e do maligno.
Outros sujeitos do Evangelho de hoje são, justamente, os demônios, porque eles são muitos e agem de diversas formas. Todos eles representam o poder do mal e do maligno. Estes não são mais do que Deus; pelo contrário, são aqueles que se rebelaram contra o Senhor e agem neste mundo para desviar do caminho aqueles que são d’Ele [de Deus].
Do outro lado, vemos também no Evangelho de hoje a figura dos porcos, os quais, na cultura antiga, eram símbolo de sujeira e também da impureza. Demônio e impureza têm tudo a ver, porque Deus é Aquele que é puro, santo e no qual não há a contaminação da sujeira nem do mal. Ao passo que a sujeira é aquilo que, na verdade, tira o brilho original e a pureza de todo ser e de toda criatura.
O Evangelho de hoje é para nós uma parábola: a ligação que Jesus faz entre o poder do mal e os porcos (símbolos desta impureza). Quando Jesus vê esses homens sofrendo por estarem possuídos pelo demônio e o quanto o demônio fazia mal a eles – atormentando-os e os fazendo sofrer, porque estavam com a mente e com o coração totalmente presos ao mal – Ele quer libertá-los. Ao dizer ”Ide” é como se Ele dissesse: “Tira os demônios que estão nestes homens e os manda para os porcos” (cf. Mt 8, 32).
Permita-me dizer uma coisa a você: o lugar do mal e dos demônios é na sujeira. É óbvio que os porcos são animais tão belos da natureza e da criação de Deus e não devem ser mal comparados. Mas, aproveitando o elemento da cultura antiga na qual Jesus vive, é importante lembrarmos que o lugar da sujeira é mesmo no chiqueiro. O lugar dos demônios é no inferno, não na alma, não no coração humano! Não é lugar do coração humano nem o chiqueiro nem o inferno.
O lugar do coração humano é próximo d’Aquele que o criou, para estar sempre livre do poder do mal e da sujeira do mundo, do poder do maligno e da ação que nos contamina neste mundo!
Só Jesus, o Enviado de Deus, é que pode nos lavar e nos purificar do mal que nos suja neste mundo! Só Jesus pode nos limpar da ação do maligno no meio de nós! Que Ele mande para bem longe todos os espíritos malignos e todos os tormentos que vêm ao encontro da nossa alma e do nosso coração para que sejamos livres a fim de servir a Deus com a alma pura, com o coração purificado e livres do poder do mal e da morte!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário