
Nesse sentido, Dom Xavier Novell lamentou profundamente que ao contrário de outros países, onde é dito claramente como você não pode entrar na igreja , “como se estivesse na praia ou algo do tipo ” em muitos lugares do mundo os católicos não são instruídos, pois ninguém ousa dizer isso por puro respeito humano.
“Não nos atrevemos a dizer isso (na Espanha), pois se fizermos tal correção”… “somos associados a Espanha Franquista (época de repressão politica na Espanha), ressalta o bispo.
Em resposta a essa situação, o bispo propõe como projeto catequético ” Fazer-se entender com pedagogia e delicadeza” , mostrando assim a importância de se vestir modestamente, especialmente para assistir a uma celebração eucarística.As afirmações do nobre bispo são ainda mais que relevantes se considerarmos que La Real Academia de la Lengua (academia que possuí a tutela oficial da língua castelhana) define a palavra pudor como modéstia e moderação, e como sinônimo de decoro, que por sua vez, significa “reverência devida a uma pessoa por nascimento ou dignidade”. Sendo assim, podemos falar que as definições propostas por Dom Novell não são apenas um julgo pessoal, mas um consenso e um conceito amplamente difundido na cultura de seu povo, embora ninguém ouse apresenta-lo.
Não é a primeira vez Dom Novell adverte do respeito e reverência que deve-se ir à igreja. Ele tem abordado esse assunto e repetidamente exortado os fiéis a “cobrirem-se” quando acredita que não estão com vestes adequadas.
Dom Novell menciona que certa vez em outra Crisma, “onde tinha três garotas com decotes grandes, pedi-as: Escutem, por que não colocam um agasalho leve? E, de fato, elas colocaram e não houve problema algum. Os fiéis ao verem isso, agradecem”, disse o bispo.
É bem verdade que Nosso Senhor conhece-nos completamente, inclusive sem roupas, contudo a atitude de Dom Xavier é compreensível e urgente quando enxergamos a questão através do prisma da caridade, pois roupas curtas podem dispersar e gerar pensamentos maliciosos nos irmãos durante a celebração eucarística.
Os conselhos do bispo tem gerado reflexão em muitos fiéis, entre eles, a jovem designer Católica Helena Machin, que trabalha para grandes clientes na cidade de Londres. Essa exortação do bispo fez-a alem de segui-los, incentivar as demais mulheres a vestirem-se decentemente.
Dom Novell vê nessa negligência catequética a possibilidade de ajudar de modo especial as mulheres: “Eu quero investir algum do meu tempo e amor (…) para permiti-las abraçar a feminilidade com roupas atrativas e modestas, porque isso as ajudará a alcançar o potencial que Deus as deu”, disse ele.
MADRID, 11 Jul. 12 / 04:17 am (ACI/EWTN Noticias).-
Fonte: http://www.aciprensa.com/noticias/obispo-mas-joven-de-espana-pide-a-mujeres-vestir-con-decoro-en-misa/#.Uwu_Aj1dWd2
Nenhum comentário:
Postar um comentário